O que é SEO?

SEO Search Engine OptimizationEsta sigla vem de Search Engine Optimization ou, em bom português, Otimização para Mecanismos de Busca, que consiste no conjunto de técnicas que visa tornar uma página da Internet mais visível e relevante para os buscadores como o Google, Yahoo ou Bing, fazendo com que ela apareça melhor posicionada na hora que o cliente estiver procurando por um assunto ou seu produto.

Quanto mais próximo dos primeiros lugares o site aparecer, maior a possibilidade de a pessoa entrar na página. Um número pequeno de pessoas buscam resultados além das primeiras posições, ou seja, estar bem “ranqueado” aumenta o trafego de pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço, aumentando a chance de realizar o objetivo do seu site, seja ele venda ou propagação de sua marca.

Cada mecanismo de busca ou site de busca possui seus algoritmos, que são o conjunto de regras que determina a relevância de uma página. Os detalhes dos algoritmos são mantidos em segredo absoluto, porém fazem conhecer os critérios que tornam o site relevante e mais atraente para o usuário. Constantemente o Google aprimora seu algoritmo, considerando novos elementos ou atribuindo novos pesos para determinados aspectos.

Sendo assim, não há mágica para colocar um site em primeiro lugar de uma busca, o ranqueamento é um processo que demanda tempo, dedicação e atenção aos detalhes.

Vale dizer, também, que algumas “manobras ilegais” usadas para melhorar o posicionamento, podem levar o seu site a ser punido ou bloqueado. Essas práticas são conhecidas como Black Hat.

A idoneidade e atualização do profissional de SEO pode fazer a diferença entre prejuízo ou melhores resultados para seus negócios.

Contato

Gostou? Compartilhe!

Facebook